domingo, 15 de abril de 2012


Gente de Fibra: 

Yolanda Tolardo Mecca Maqueia 


         Gente de fibra de hoje  é uma senhora.
        É a senhora Yolanda Tolardo Mecca.
     Nasceu em Cafelândia há 74 anos. Veio para Mirandópolis com 16 anos. Quando veio, chorou muito, porque lá deixara as amigas e um namoradinho.
       Mas, aqui chegando, logo se adaptou, e três anos depois se casou com Manoel Mecca Maqueia, com quem teve cinco filhos, dos quais dois natimortos. No início, o casal morou no sítio e trabalharam muito colhendo café e algodão. Os filhos foram criados na zona rural. Era uma vida boa e feliz.
        Depois de anos na roça, o seu Manoel e família se mudaram para a cidade, onde ele passou a trabalhar como carpinteiro com um irmão. Era bom carpinteiro.    
        Entretanto, uma tragédia aconteceu em 1990, levando o único filho que tinham. O rapaz de 24 anos foi vítima de acidente e acabou falecendo. Felizmente, restavam ainda, duas filhas. Mas, uma delas acabou partindo também em 2009. E nessa esteira de sofrimento, seu Manoel lhe seguiu logo depois, deixando viúva a dona Yolanda.
        Dona Yolanda ainda tem uma filha, um genro e duas netas, que são a sua família, a sua alegria.
      Dona Yolanda teve problemas na visão e quase não enxergava mais. Mas, por uma graça de Deus, alguém lhe doou uma córnea, que recebeu de transplante, há três meses. Ela é muito, muito grata à pessoa e à família que lhe deu tamanho presente. Mesmo porque, hoje ela enxerga bem, e encara a vida com mais alegria.
        Prá driblar a solidão de morar sozinha, vai á igreja orar,  e gosta de ir ao Pró Idoso, para conversar e jogar bingo.       
     Quando morava no sítio e era jovem, ela aprendeu a aplicar injeção, nas pessoas que precisavam ser medicadas. Por isso, gostaria de ter sido enfermeira, sonho que não realizou.
        Apesar de tantas passagens tristes, dona Yolanda vai vivendo e vivendo bem, contente da vida, em paz com Deus.
        Yolanda Mecca Tolardo, gente de fibra!

                   Mirandópolis, junho de 2011.
                                  kimie  oku 

Nenhum comentário:

Postar um comentário